O Instituto de Educação Portal – IEP - realiza anualmente os eventos formativos, integrados ao processo formador. Referidos eventos são atividades educacionais, articuladas à Tecnologia Social Espaços Mundos. Os educandos participam das atividades visando a conclusão de toda a trilha formativa. Na concretização dos eventos, os educandos são instruídos a realizar ações sociais de caráter educativo, com enfoque no empreendedorismo social, voluntariado, comunidade e família. Desenvolvem projetos na teoria e na prática, adquirindo competências de empreendedorismo social, altruísmo, liderança, trabalho em equipe, não obstante conhecem a realidade social, ambiental e econômica do seu entorno, bem como fomentam projetos que impactam positivamente na realidade. Todo o processo é orientado pela equipe pedagógica e corpo docente. Confira abaixo os principais eventos organizados pelo IEP! 

Fórum IEP de Sustentabilidade

O Fórum IEP de Sustentabilidade é uma contribuição do Instituto de Educação Portal - IEP para a difusão de práticas voltadas para a sustentabilidade. Tem como objetivo conclamar prefeituras, empresas privadas, terceiro setor, instituições de ensino superior e sociedade civil, para que, juntos, trabalhem em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, um compromisso da ONU, em parceria com 192 países, que realizam ações e projetos para alavancar os indicadores sociais.
O Instituto de Educação Portal – IEP realizou nos dias 26 e 27 de Outubro de 2023 no Shopping Riomar Fortaleza a 16ª Edição do Fórum IEP de Sustentabilidade, com o tema “Tecnologias Sustentáveis: Redução das Desigualdades Sociais, um caminho sustentável”.
Confira o release completo com fotos e mais informações.

Acesse também os releases dos anos anteriores.

Mostra de Trabalho Cultural - MTC

A Mostra de Trabalho Cultural IEP – MTC é um espetáculo de arte, cultura, cidadania e sustentabilidade realizado pelo IEP, protagonizado por nossos educandos, através da expressão de linguagens artísticas como dança, teatro, artes visuais, artes plásticas e música.
O MTC tem como enfoque o desenvolvimento de uma visão crítica e criativa nos educandos, formando um cidadão empreendedor, consciente e proativo. O evento é realizado anualmente. A arte exerce o papel de gerar conhecimento, reflexão, consciência social coletiva e abraça as bandeiras da cultura da paz, solidariedade, visão ambiental, empreendedorismo social, ação efetiva de conscientização e defesa da vida.

Em 2023 chegou a sua 14ª edição e trouxe o tema ""Minha Vida em Arte" Confira o release completo do evento com fotos e detalhes

Acesse também os releases dos anos anteriores.

Feira das Inovações

A Feira das Inovações tem como objetivo oportunizar aos aprendizes do IEP a construção de trabalhos científicos, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, bem como experiências inovadoras. Referido evento formativo é organizado pela equipe do IEP, em conjunto com os educandos, que participam desde a elaboração, organização e execução dos trabalhos. Durante o evento, os educandos são acompanhados e supervisionados pelo corpo docente do IEP. Os trabalhos são apresentados para a comunidade local, escolas, empresas e público em geral. 
O evento é de competência dos educandos e corpo docente do Instituto de Educação Portal que, juntos, trabalham por meio de pesquisas e atividades em sala de aula, para a elaboração, organização e execução dos seus projetos. O Instituto de Educação Portal – IEP realizou no dia 06 de Setembro de 2023 na unidade IEP Fortaleza a 10ª edição da Feira das Inovações IEP, com o tema "Transformando o Mundo com Inovação Sustentável". Confira o release completo com fotos e mais informações.

Acesse também os releases dos anos anteriores.

IEP Voluntários

O IEP Voluntários é uma iniciativa do Instituto de Educação Portal, com o intuito de reconhecer e estimular a participação dos educandos em projetos, visando a melhoria dos indicadores sociais, ambientais e econômicos, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Os projetos desenvolvidos criam ferramentas de solução para os problemas identificados pelos educandos do IEP, nas comunidades.

Vivenciando o IEP Voluntários, os educandos protagonizam o voluntariado, a liderança social, empreendedorismo, bem como são instigados a atuarem como agentes de transformação, interferindo positivamente em suas famílias e comunidades.

Você pode conferir fotos e mais detalhes sobre os projetos apresentados em 2023 no link abaixo.

Acesse também os releases dos anos anteriores.​

Desplug-se

O Desplug-se é um seminário, tendo como público-alvo os educandos do IEP e familiares. Visa promover uma experiência concreta com a fraternidade, através de oficinas que sensibilizam para a prática dos valores: caridade, solidariedade, altruísmo, perdão, resgate de vínculos familiares e cultura da paz. 

Confira o release completo com fotos e mais informações do ultimo evento realizado.

Acesse também os releases dos anos anteriores.

Arraiá Social do IEP

Com o pensamento voltado para as práticas do bem e da solidariedade, o Instituto de Educação Portal realiza anualmente o Arraiá Social IEP, com o intuito de desenvolver nos educandos competências voltadas para a conexão social com a comunidade do entorno, ampliando de forma prática a visão do trabalho social em rede, pelo viés da fraternidade e acolhimento. A proposta desta ação é pautada na importância da convivência solidária. Nesse ínterim, cada núcleo do IEP recebe uma instituição social ou associação para, em conjunto, trocarem experiências e realizarem o Arraiá Social. Trabalhamos a solidariedade na sala de aula, sendo a Instituição um espaço importante de construção da fraternidade e democracia.

Confira o release completo com fotos e mais informações do ultimo evento realizado.​

Acesse também os releases dos anos anteriores.​

Futsal Beneficente

O evento é realizado dentro da filosofia de formação integral, que acredita no esporte enquanto ferramenta para a formação profissional e cidadã de nossos educandos. Visa estimular nossos educandos à prática de esportes e atividades físicas saudáveis, bem como contribui com instituições sociais da comunidade, através da doação de alimentos não perecíveis.

Confira o release completo com fotos e mais informações do ultimo evento realizado em 2023.

Acesse também os releases dos anos anteriores.​

IEP na Comunidade

O IEP na Comunidade tem como objetivo ofertar serviços gratuitos para as comunidades do entorno do IEP, no que tange as áreas da saúde (consultas gratuitas, teste de glicemia, aferição da pressão, orientação nutricional, atendimento psicológico, dentre outros), educação (oficinas) e lazer (jogos educacionais, pintura, arte). O evento acontece anualmente, em parceria com prefeituras, escolas, empresas e parceiros, que integram a Rede IEP de Sustentabilidade.

Os educandos desenvolvem as atividades, articulam as ações, atuam como voluntários, fortalecendo o espírito de equipe e empreendedorismo. As ações são focadas no papel social e no bem comum. Sem dúvida, o engajamento com o voluntariado na fase de adolescência e juventude promove a solidariedade, proporcionando a convivência com a diversidade.

Confira o release com fotos e mais detalhes do IEP na Comunidade.

Acesse também os releases dos anos anteriores.​